“RECOMENDAÇÃO LITERÁRIA" RESENHA E ENTREVISTA COM O AUTOR
- Tássia Leme Miranda
- 30 de ago. de 2016
- 2 min de leitura

A dica literária que a INFOCO apresenta essa semana, é a obra de estreia do gaúcho Bruno Miranda. Trata-se do jovem-adulto, “Azeitona”, que conta a história de Ian, que leva uma vida monótona, até que ele recebe uma proposta para participar de um reality show sobre casais de adolescentes. Quando o garoto descobre que poderá ganhar uma boa quantia em dinheiro, decide participar.
Mas o garoto não contava com um simples detalhe: ele não tem uma namorada. Desesperado em conseguir uma parceira, convence sua colega de classe, Emília, a participar do plano maluco, que acaba aceitando por conta do dinheiro.
“Azeitona” aborda relacionamentos familiares, levantando debates sobre a glamourização da maternidade e os bastidores dos realities shows. A narrativa é dinâmica, ora expõe o ponto de vista de Ian, outras expõe o de Emília, assim podemos compreender todas as problemáticas dos personagens. É indicado para leitores que desejam uma estória cômica com pinceladas de drama familiar.
Bruno possui um canal no Youtube, chamado “Bubarim”, onde realiza esquetes sobre temas corriqueiros do cotidiano, com muito humor.
Entrevista com o autor:
Ele nos concedeu uma entrevista, acompanhem na integra.
INFOCO: Como foi o processo de escrita do livro Azeitona? E qual foi o sentimento em segurar o exemplar físico pela primeira vez?
Bruno Miranda: Eu pesquisei o processo de vários autores para chegar ao que mais me agrada. Uso um método com cartões, onde cada cartão é uma cena e vou organizando elas em cima da mesa na ordem do livro; tirando uma aqui colocando outra lá… Até o livro estar todo planejado! Depois começo a escrita, que é um processo de colocar pra fora tudo que eu planejei durante os meses que trabalho no enredo. Antes de enviar pra editora faço pelo menos uma revisão.
Eu tenho alguns exemplares do livro espalhados pela casa e até hoje não acredito. Se ele tá no meio dos outros livros, então, eu fico olhando de longe como se fosse meu filho, haha. Foi incrível segurar ele pela primeira vez, mas depois de tanto tempo trabalhando no livro, e engraçado que pra mim parecia que ele já existia faz tempo! (risos)
I.F: Qual foi a sensação de comparecer ao primeiro evento de lançamento do menino Azeitona? Já imaginou que iria ter tal proporção?
B.M: Todos os eventos que fizemos, autografei mais de 150 livros e sempre vou morrendo de medo de não ir ninguém. Acho que isso nunca vai passar. Mas eu saio muito mais feliz de todos os lançamentos, queria que tivesse lançamento todo dia!
I.F: Como concilia o canal com a atividade de escrita?
B.M: Em Azeitona não deu muito certo. Quando eu precisei focar pra terminar o livro não consegui manter o canal atualizado com frequência. Quando consigo manter, o livro fica de lado (risos). Mas acho que isso é normal, é difícil focar 100% em duas coisas ao mesmo tempo.
I.F: Pretende lançar um novo projeto? Literário ou no canal?
B.M: Já estou no processo de planejamento do próximo livro para o ano que vem. Estou ainda mais empolgado quanto estava em Azeitona, porque no primeiro não sabia como seria a recepção. Ainda não posso revelar nada, porque não tem nada muito concreto, mas é um romance contemporâneo também.
Comments