top of page

DEDICAÇÃO E EMPENHO DE ALUNOS E PROFESSORES MARCAM PERÍODO QUE ANTECEDE AS PROVAS DO ENEM

  • Elizabeth Alves
  • 25 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

A pouco dias para decidir seu futuro, estudantes buscam relaxar para não perder o foco às vésperas da tão esperada prova.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), é uma prova que acontece todo ano com o intuito de, inicialmente, avaliar a qualidade do ensino médio. A partir de 2009, começou a ser usada como porta de entrada para universidades públicas e particulares e muitos estudantes ficam aflitos durante o período em que se preparam para o teste.

O MEC – responsável pelo exame – disponibilizou alguns meios informativos para ajudar os participantes, como o “Hora do Enem” que é um simulado online para tirar dúvidas e o aplicativo “Enem 2016”, que conta com o cronograma e avisos em geral, disponíveis nas plataformas IOS e Android.

“O Enem é um programa que tem uma história de sucesso. A nossa mensagem sempre foi passar tranquilidade para que os jovens possam ter informação de que nada será alterado no calendário oficial, e que nós vamos enfatizar a transparência, a segurança”, diz o ministro Mendonça Filho em entrevista ao portal de notícias, G1.com.

Em conversa com Gisleine Queiroz, professora do ensino médio em uma escola estadual, disse que não vê expectativa em seus alunos. “Inclusive poucos irão fazer, infelizmente a cada ano está pior. Eles não têm perspectiva em relação ao estudo e o Enem está totalmente ligado à educação”. Segundo ela, existem vários fatores que contribuem para essa reação incluindo “o sistema da prática de ensino dificulta e desestimula os alunos e também, a falta de estrutura familiar faz com que valores sejam outros, que não a educação”, finaliza Gisleine.

Uns com pouco interesse e outros que querem cada vez mais. É o caso do universitário Kevin Poliser, que está no segundo ano do curso de jornalismo e se prepara para fazer o Enem novamente para tentar bolsa no mesmo curso. “Na primeira vez que fiz, não fui tão mal. Estou confiante que conseguirei uma boa nota”, conta.

Já a estudante do ensino médio, Giovanna Soares, pretende ingressar no ensino superior e, para isso, conta com o bom desempenho no exame. Desde o início do ano se prepara com simulados e na escola, agora é hora de focar no objetivo sem se desesperar. “Como estudo de manhã e faço curso técnico à noite, estudo mais ou menos uma hora por dia”, relata Giovanna.

Comments


bottom of page