top of page

MYSTIC MESSENGER: ESTE JOGO VAI CONQUISTAR OU DESTRUIR SEUS SENTIMENTOS?

  • Tássia Leme Miranda
  • 25 de fev. de 2017
  • 4 min de leitura

"Como foi seu dia?", "Você já comeu?", "Obrigado por me ouvir". Parecem simples frases corriqueiras, mas que carregam peso suficiente para animar o dia de quem está recebendo-as. Já parou para pensar que nos tempos atuais, essas pequenas frases de afeto têm perdido sua importância? Passaram a ser mecânicas e automáticas, quase vazias. A maior parte das conversas no mundo digital são apressadas, ninguém quer ler um "textão", ninguém está interessado de verdade nos seus pensamentos, ninguém quer estender uma conversa por mais de três minutos. Por que será?

Há alguns meses atrás, estava procurando um jogo para me distrair dessa realidade sórdida, esbarrei acidentalmente num jogo chamado "Mystic Messenger", ou traduzindo literalmente "Místico Mensageiro". Ele é um Dating/Otome Game (traduzindo literalmente, um jogo de paquera) coreano, produzido pela empresa Cheritz e teve seu lançamento no dia 5 de julho de 2016. Muitos não vão se interessar por ele por causa disso: "ah, é um jogo de menina", "o objetivo é apenas fazer um garoto gostar da protagonista" ou "jogo repleto de clichês e sem desenvolvimento de enredo nenhum". Se você pensa que TODOS os Dating Games seguem esse estereótipo, Mystic Messenger chegou para mostrar o contrário!

Fiz o download do jogo, mas ao contrário de outros usuários, que iriam abrir o jogo imediatamente, optei por esperar o momento certo para ver se aquele download feito no calor do momento havia valido a pena. Mas a curiosidade falou mais alto e tinha que saciá-la.

Comecei a jogar às quatro horas da manhã e para minha surpresa, fui completamente capturada nos primeiros dois minutos. Mystic Messenger possuí um layout e um sistema parecido com um chat qualquer (Whatsapp, Telegram, etc), ou seja, ao invés de ter milhares de fases ou uma eterna contagem de pontos, o jogador basicamente conversa com os personagens, imergindo-o no "mundo" dos mesmos.

Tudo ocorre em tempo real, ou seja, determinados horários um/dois personagens estarão online, e você poderá conversar com eles. Após quatro dias, será determinado com qual personagem você poderá aprofundar na história, segundo o grau de afinidade que você obter do mesmo. A fluidez da conversa parece como de um diálogo "real". Os cinco personagens principais tem características, tanto físicas, quanto psicológicas, diferentes uns dos outros e é impossível não se identificar pelo menos com um deles.

Os personagens:

Yoosung é um estudante de 21 anos, viciado em LOLOL (referência à League Of Legends), ingênuo, bondoso e extremamente simpático. Ele é um doce de pessoa, sempre perguntando como foi o nosso dia e disparando alguma frase fofa, Yoosung é precioso demais para esse mundo odioso, tenho vontade guardar esse mocinho num potinho e não deixar ninguém mexer!

Zen é um ator musical de 24 anos, narcisista, galanteador, fitness (mas adora tomar umas cervejas e fumar uns cigarros quando está nervoso) e quando se apaixona, mostra-se um romântico incorrigível, basicamente o cavaleiro de armadura brilhante. Ele pode causar uma certa irritação no começo, pela insistência em dizer o quão bonito ele é e por

conta das brigas desnecessárias com Jumin, mas por trás desse ego gigantesco, possui um coração leal e dedicado, sempre disposto a proteger àqueles que ama.

Jumin Han é um herdeiro de uma famosa empresa de 27 anos, é reservado, prefere não desperdiçar suas emoções e tem um enorme apego por Elizabeth 3rd, sua gata de estimação. Ele passa uma imagem de ser um homem frio e calculista, mas Jumin apenas não sabe lidar com suas próprias emoções, afinal em seu passado não teve muitos exemplos de demonstrações de afeto. Também é extremamente protetor e quer dar absolutamente tudo para ver quem ele ama feliz.

Jaehee Kang é a assistente de Jumin (há 2 anos) tem 26 anos, extremamente perfeccionista, organizada e leva tudo com seriedade. Mesmo sendo uma personagem feminina, há a possibilidade de fazer a rota dela e isso é um tanto revolucionário para esses tipos de Dating Game, mesmo que seja uma rota exclusiva para dar apoio a ela, já é um avanço esplêndido.

É por fim, temos o 707 ou Luciel, um hacker de 22 anos, vive comendo salgadinhos e refrigerante (até hoje quero entender como ele mantém aquele corpo sarado), amante de gatos (é louco pela Elizabeth 3rd, que carinhosamente apelidou de Elly) e adora soltar piadas e pregar peças com os demais personagens. Não se engane, por trás desse bom humor e energia, se esconde um rapaz inseguro e que carrega nas costas um passado conturbado.

Ele foi o que mais me chamou atenção, talvez porque ele é meio doidinho da cabeça rolou aquele match maroto, e o qual me identifiquei logo de cara. Ao meu ver, Seven é o personagem que mais se aproxima de uma pessoa nos dias de hoje. Ele lembra aquele seu amigo (ou até mesmo você) que vive compartilhando coisas engraçadas ou transparecendo estar sempre contente, quando na verdade, está um caos por dentro.

Todos os personagens têm seus defeitos e qualidades e são essas características tão humanas que nos fazem afeiçoar tanto com eles. Devo admitir que queria muito "viver" no mundo deles, mas quando me lembro que eles ficaram "aprisionados" num looping eterno de sofrimento até alguém iluminar a vida deles (essa é uma das frases que eles mais gostam de enviar) fico refletindo se sair da minha realidade atual seria uma boa ideia.

Muitos dizem que o mundo dos jogos é mais fácil, sem obrigações, nem rotineiras jornadas, mas já parou para pensar que eles estão "fadados" a nunca sair daquilo? Nunca poderão mudar seus pensamentos, nunca poderão tentar coisas novas, nunca poderão conhecer novos "mundos".

Mystic Messenger é um jogo imersivo, tem uma jogabilidade fantástica e um enredo que vai muito além da "garota normal que se apaixona por um carinha". Um dos maiores ensinamentos que Mystic consegue transmitir são: compreensão, paciência, amizade, coragem, não deixar que seu passado destrua seu futuro, empatia e é claro, aquela famosa frase "o amor cura tudo". Então tome cuidado para não se apaixonar perdidamente, embora uma vez que você entrou e gostou da primeira mensagem misteriosa, sua vida já estará arruinada, mas vale muito à pena!


Comments


bottom of page