top of page

A INOVAÇÃO DO HUMOR: DAS GRANDES PRODUÇÕES PARA O CARA LIMPA

  • Giselle Borges
  • 7 de mar. de 2017
  • 5 min de leitura

Stand up a arte de um humorista alegrar a todos com experiências do cotidiano



Você certamente já ouviu falar sobre o stand up ou já foi em algum espetáculo deste gênero, a verdade é que esta prática tem sido cada vez mais aceita pelo público. Além de uma série de transformações ocorridas nos últimos tempos, como o tão esperado Oscar de Leonardo DiCaprio, a febre do Pokémon go, o impeachment da ex-presidente do Brasil e ascensão de Donald Trump na presidência dos Estados Unidos. Outra novidade do século XXI, nem tão recente, a qual ganhou aos poucos o seu espaço não passou desapercebida. Foi a capacidade do meio humorístico em reinventar-se, dando origem ao stand up comedy (comédia em pé).

O stand up difundiu o estilo do “humor de cara limpa”, onde não há personagem e nenhuma caracterização ou qualquer outro recurso teatral. Sua exibição é pautada em eventos do cotidiano e na vida do humorista. O que diferencia o monólogo tradicional do stand up é que aqui piadas prontas e tão conhecidas não funcionam no palco.


O stand up no Brasil

Ao contrário do que muitos pensam, o stand up no Brasil não foi trazido pela cultura norte-americana, o primeiro a inserir este modelo foi José Vasconcellos, um importante humorista brasileiro e com longa carreira no Brasil e exterior. Ele foi o pioneiro no gênero Stand up Comedy, com o Show “Eu sou o Espetáculo”, na década de 1960.

Abrindo portas anos depois para Chico Anísio e Jô Soares. Que foram mestres protagonistas de personagens icônicos, que marcaram a época e tornaram o século XX mais divertido. Levando o mesmo formato ao vivo de suas apresentações nas aberturas dos seus programas na TV.



Do youtube para os palcos

Video do comediante Windersson Nunes

Com a disseminação dos canais no youtube outros artistas surgiram e tiveram visibilidade, conquistando assim os palcos. Foi o que ocorreu com o fenômeno do youtube, o nordestino Whindersson Nunes que viralizou com suas apresentações de comédia de stand up. O jovem comediante faz referências aos grandes humoristas do norte e do nordeste que trouxeram diversões a muitas gerações.

O seu espetáculo intitulado como “MARMININO”, foi gravado em Salvador em novembro de 2016, durante o seu show para 5 mil pessoas na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.


Whindersson se apresenta de forma irreverente e mostra o seu quadro em formato de stand up que falam sobre a sua infância e o preconceito com o nordestino. “Acha que só tem sol e calor ”,”Tu sente calor, tu não é do Nordeste não?”, ironiza ele, e de forma hilária aborda conflitos vividos com a sua mãe e os medos de um menino do interior ganhando liberdade.


Ainda, o comediante disponibilizou, gratuitamente, o seu DVD da carreira completo no youtube. "VIDEO NOVOO! MEU SHOW COMPLETO!! A todos aqueles que nunca puderam ir, ai está! Deixe sua CURTIDA aqui tá? Marca seu amigo pra dar muita risada por mais de uma hora!!", declarou.


Sorocaba Comedy Club

Sorocaba rindo à toa

O fenômeno é tão grande que Sorocaba também abriu espaço para a cena cultural do humor. Atualmente a cidade possui o “Sorocaba Comedy Club”, um espaço exclusivo de stand up dentro do shopping Sorocaba, que reúne vários artistas de destaque nesta modalidade, como Bruninho Mano e Osvaldo Barros, que participaram de diversos programas da televisão e se tornaram referências no humor.

Bruninho Mano - Atua como humorista/stand up desde 2010, hoje é referência neste meio e considerado revelação do humor nacional. É dono do Sorocaba Comedy Club e já dividiu os palcos com grandes humoristas. Suas paródias e imitações sertanejas, têm conquistado cada vez mais o gosto popular.


Sorocaba Comedy Club tem uma oficina de comédia e leva pessoas comuns a aprenderem técnicas de stand up e a possibilidade de ingressarem neste meio. Segundo Isaias Machado, integrante da oficina de comédia, a necessidade de falar e interagir com o público foi o fator determinante na sua procura, “ Minha primeira apresentação foi bem bacana, eu me surpreendi e foi além do que eu esperava”, afirmou.

Formado em artes cênicas pelo Conservatório de Tatuí e em Comunicação Social pela Universidade Paulista de Sorocaba-SP, a 9 anos o ator, humorista e roteirista Osvaldo Barros atua no seguimento da comédia. Ele esteve presente no Programa do Raul Gil, Jô Soares, Tudo é Possível (Ana Hickmann) entre outros. Em seu canal Osvaldo faz uma série de vídeos com dicas técnicas de stand up e ainda atua e roteiriza o Na Sarjeta, canal com mais de meio milhão de inscritos.

Na entrevista o humorista nos conta sobre a sua vida e experiência com o stand-up.


Giselle Borges: a quanto tempo atua como humorista/roteirista/stand-up?

Osvaldo Barros: desde 2008.


Qual foi a sua primeira apresentação e onde foi? Qual a sensação?


Foi na conclusão de uma oficina de stand up comedy que aconteceu no Grande Otelo. Achei que ia ser uma m***, não chamei ninguém. Mesmo assim, de intrometidas, foram minha namorada (hoje minha esposa), minha mãe e uma amiga dela. A apresentação foi muito legal, a sensação ao ver a plateia rindo da minha maneira de pensar foi incrível, tive certeza que era o que eu queria para minha vida.


Em qual momento você parou e pensou “vou seguir isso como profissão”?


Desde minha primeira apresentação.

Você segue algum roteiro em suas apresentações?

Sim, muitos pensam que é tudo improviso. Na verdade é praticamente tudo escrito e pensado com antecedência. Existem técnicas para escrever um show de stand up, o improviso que acontece durante o show é só uma consequência, e também uma técnica que se adquire com experiência.


Possui algum ritual ou preparo antes das apresentações?


Eu, particularmente, gosto de não falar com ninguém durante uns 10 minutos antes de subir no palco. Mas faço isso mais nos shows de grande importância, nos shows mais rotineiros acabo só subindo no palco mesmo.


Rola muito improviso e interação com a plateia?


Sim. Algumas coisas parecem improviso, mas na verdade é um falso improviso, nós elaboramos perguntas fechadas para plateia, com pouca possibilidade de variação nas respostas e assim eles "caem na nossa armadilha" (rs...). E outras coisas já são rotineiras nos shows e temos respostas já prontas, quando por exemplo alguém atende um celular ou chega atrasado no show. E claro, algumas vezes é improviso mesmo.


Qual a melhor gratificação em ser humorista?


Ouvir a plateia rindo.


Já sofreu preconceito ou alguma dificuldade neste meio?


Sempre existe, mas faz parte de qualquer profissão. Como não resido em São Paulo, e sim no interior, algumas oportunidades ficam um pouco mais distantes, mas isso foi escolha minha.


O stand-up em uma palavra é?

Viciante.


Quando é o seu momento sem graça?


Quando alguém diz "Você é humorista, não pode rasgar, tem que aceitar a brincadeira". Não sou humorista 24h, me estresso, xingo, tenho raiva, choro e as vezes tenho vontade de matar as pessoas (rs...). Sou uma pessoa normal!


O Sorocaba Comedy Club fica no Sorocaba Shopping (avenida Afonso Vergueiro, 1.700). Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do cinema ou pelo site www.ticketmart.com.br.

Ficou interessado? Confira tudo o que acontece pela página do facebook .


Comments


bottom of page