A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS DIÁRIOS COM A PELE
- Ana Laura Luz
- 24 de mar. de 2017
- 3 min de leitura
Como eles podem te ajudar a se manter mais bonita e saudável
Essa preocupação não é só uma questão estética, mas sim uma questão de saúde. Com o aumento da poluição e o dos índices de UV ficamos mais vulneráveis a ter problemas de pele. Tomar sol é vista como uma prática saudável que faz bem para o corpo e melhora a imunidade, mas em quantidade moderada. Quando há exposição excessiva pode levar a problemas como melanoma (ocorre quando as células produtoras de pigmentos que dão cor à pele tornam-se cancerígenas), queimadura, envelhecimento precoce, queratose (lesão seca ou escamosa que surge como resultado da exposição solar prolongada ou repetida), acne, câncer de pele entre outros.

De acordo com a dermatologista, Roberta Mauro, que nos conta algumas precauções que podem ser tomadas: Ana Laura: Quais os principais problemas causados pelo sol? Roberta Mauro: Alguns efeitos do sol na pele, especialmente quando a exposição ocorre sem a proteção requerida, podem ser: Bronzeamento: reação a radiação UV, até leva ao dano do DNA. Para reparar o estrago e nos proteger há um aumento da produção de melanina, que confere o tom mais escurecido. Queimaduras: quando ficamos expostos por tempo prolongado ao sol, pode haver dilatação dos vasos sanguíneos e a ocorrência de queimaduras.
Fotodermatoses: pode haver o surgimento ou agravamento de lesões de pele devido a exposição solar: sardas, manchas e rosácea por exemplo.
Fotoenvelhecimento: a exposição à radiação UV leva ao colapso da produção de colágeno e elastina, acelerando o processo de formação de rugas e linhas finas. Câncer de pele: exposição solar é uma das principais causas. Ainda pode causar desidratação e lesões oculares.

AL: Como podemos escolher o protetor solar ideal? RM: A escolha do protetor solar ideal leva em consideração o tipo de pele de cada pessoa. Para normais a secas, o mais indicado é o uso de um filtro solar em emulsão ou creme. É importante ressaltar que o filtro solar não substitui o hidratante, que deve ser aplicado pelo menos 15 minutos antes do protetor. Já para as peles oleosas, o ideal seria um protetor solar de textura fluida, em gel ou a base de água, já que não obstruem os poros e evitam o aspecto de oleosidade na pele. AL: Como é possível diminuir o efeito da oleosidade no rosto? RM: A oleosidade pode ser controlada com o uso de sabonetes que diminuam essa condição, como os que são a base de enxofre e ácido salicílico, por exemplo. O uso de esfoliantes também pode ser feito, porém apenas uma ou duas vezes por semana. À noite, podem ser prescritos ácidos leves e substâncias que diminuam a oleosidade, promovendo o tão desejado efeito mate. Esses últimos devem ser sempre orientados por dermatologistas, após a observação do grau de oleosidade e acne em que se encontram sua pele. AL: Quais os riscos e consequências do uso prolongado e excessivo de produtos de maquiagem? RM: Se não houver cuidados, o uso excessivo de maquiagem pode causar acne e, a longo prazo, acelerar o processo de envelhecimento. Isso acontece quando o uso dos cosméticos é feito constantemente e sem as devidas precauções. Com o decorrer do tempo, a obstrução das glândulas sebáceas pelo cosmético começa a causar alterações químicas, resultando em acne e envelhecimento cutâneo. AL: Como a alimentação influência? RM: Para quem busca adiar o aparecimento das rugas e sinais, uma boa alimentação é indispensável. Uma boa nutrição trata a pele de dentro para fora, conferindo maciez, elasticidade e brilho. Uma alimentação rica em proteínas, antioxidantes e vitaminas colaboram muito. Beber muita água também é imprescindível para uma pele hidratada. AL: São grandes as diferenças entre a pele do rosto e a do resto do corpo? Qual o cuidado com cada uma? RM: A pele do rosto é completamente diferente da pele do corpo. Em geral, é mais sensível e assim requer cuidados mais específicos. No rosto, se há tendência a acne, usar sabonetes com ácido salicílico e enxofre. Se for sensível, usar produtos que não o irritem e que possuam ativos calmantes. O corpo em geral precisa de agentes hidratantes. É recomendado uso de sabonetes mais neutros, e que contenham ativos hidratantes, como óleos e extratos naturais. Já nas áreas íntimas, é recomendado uso de produtos dermatologicamente e ginecologicamente testados, de preferência sem corantes e fragrâncias.
Existem alguns cuidados básicos que devemos ter que são: higienização (para quem usa maquiagem, retirá-la com produtos apropriados), hidratação, (fazendo o uso de hidratantes adequados, ingerindo água e por meio de frutas e verduras), e proteção solar.
Comments