SURTO DE MORTE DE MACACOS ASSUSTAM MORADORES NA CIDADE DE SÃO ROQUE
- Bianca Franceschi
- 2 de abr. de 2017
- 2 min de leitura
Localizado no interior de São Paulo, São Roque, conhecida como Estância Turística confirmou no dia 16/02 uma morte de um animal silvestre, macaco da espécie sagui por febre
Na data em questão, no mês de fevereiro, foi encontrado nas imediações do bairro do Carmo, na estrada do Hirofumi Mikami, em uma mata preservada, um macaco morto. Após exames fora confirmado o laudo do óbito: febre amarela.
A febre amarela é propagada por um vírus que é transmitido por mosquitos. A infecção pode ser propagada por dois meios: febre amarela urbana, quando é transmitida pelo Aedes aegypti, ou febre amarela silvestre, quando transmitida pelo Haemagogus e Sabethe (mosquitos responsáveis pela febre do tipo silvestre).
O departamento de zoonoses do município informou que há nove mortes de macacos confirmados, da espécie sagui, e um dos animais infectado. Segundo a bióloga Samantha Trujillo, do setor de meio ambiente da Prefeitura de São Roque, matar qualquer animal silvestre é crime. O macaco é hospedeiro da febre, quem transmite é o mosquito. ‘’As pessoas estão indo contra a lei do IBAMA, abrem protocolos de corte de árvores no setor de meio ambiente da prefeitura com justificativas que as árvores atraem os primatas, mas isso é incorreto, não são todos os animais responsáveis pela hospedagem do vírus e o corte da vegetação é somente avaliada quando há alguma tipo de risco de queda”.

“IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é um órgão federal que cuida da natureza”. – Fonte: https://www.significadosbr.com.br/ibama
A secretária do Estado de São Paulo, diz que em São Roque não há nenhum registro de caso de febre amarela em toda a população.
Por conta dos índices de morte dos macacos, o departamento de saúde de São Roque realizou uma campanha de vacinação no período da descoberta do diagnóstico da primeira morte no período mensal de janeiro a fevereiro, apenas para aqueles residentes na área de zona rural e bairros lindeiros, onde encontraram o macaco.
Prevenção
Segundo o portal do Ministério da Saúde, existe apenas um modo de prevenção, que é a vacinação contra a doença é fundamental. Pode ser aplicada a partir dos nove meses de idade e é válida por 10 anos. A vacina é contraindicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo. A vacinação é indicada para todas as pessoas que vivem em áreas de risco para a doença, onde há casos da doença em humanos ou circulação do vírus entre animais (macacos).
Matar animais silvestres é crime!
A multa equivale a R$ 500,00, se a espécie não for em risco de extinção e R$ 10.000,00 se o animal estiver classificado como extinto.
Para denúncias de maus-tratos ou morte de animais, deve ser constatado imediatamente a Polícia Ambiental se for na região de Sorocaba ou municípios lindeiros, no número (15) 3228-2585 ou (15) 3238-2050, ou no Corpo de Bombeiros, na emergência, 193.
[endif]--![endif]--
Comentarios