ELES DIZEM QUE VAI FICAR TUDO BEM
- Tássia Leme Miranda
- 19 de abr. de 2017
- 3 min de leitura

Hoje quero abordar algo que vem acontecendo comigo e talvez esteja acontecendo contigo, com seu amigo próximo, algum parente ou até mesmo aquele colega da sua escola que ninguém repara a presença. Depressão. Esta simples palavrinha que é muitas vezes alterada por: “só quer chamar atenção”, “é frescura” ou “você só está triste, isso vai passar logo”. Se você tem esse tipo de pensamento, recomendo que leia isso e preste atenção.
Eles dizem que isso é uma manobra de chamar atenção, e devo dizer que sim. Estamos realmente querendo chamar sua atenção. Estamos querendo demonstrar que tem algo de errado conosco. Que nossas cabeças estão prestes a explodir a cada segundo, que estamos afundando em nós mesmos, que tentamos emitir um grito que muitas vezes é barrado pelo silêncio. Pelo medo de incomodar os outros com nossa bagunça emocional.
Eles dizem que é frescura. Sim, é muita frescura mesmo não sentir absolutamente nenhuma vontade de sair da cama, não conseguir enxergar nenhum potencial em si mesmo e passar noites em claro sendo inundado por um turbilhão de pensamentos depreciativos. Você se auto destrói aos poucos, seja aumentando o volume da música até seu tímpano estourar, seja devorando todos os alimentos não recomendados pelos nutricionistas ou até mesmo, se machucando de propósito.
Eles dizem que vai ficar tudo bem. Eles não sentam ao seu lado para saber o que está acontecendo, eles só dão um tapinha nas suas costas e dizem que tudo vai se acertar com o tempo. Mastigamos esse mantra todos os dias “está tudo bem comigo, isso vai passar”, mas nossa mente dá um jeito de dizer o contrário. Esse maldito efeito placebo.
Sabem o que está faltando nesse mundo? Empatia. Pessoas que querem ouvir atenciosamente o que está acontecendo conosco, sem perguntas demais, sem conselhos inúteis, apenas ouçam. Sei que alguns tendem a se fechar completamente, mas insista um pouquinho, lembrando de respeitar o tempo do outro, mas nunca se esqueça de estar ao lado dela.
Ainda não assisti a série, “13 Reasons Why” (“Os 13 Porquês”), mas já li o livro, e posso dizer que é uma leitura extremamente necessária. Poderia listar outras obras literárias que abordam sobre depressão, mas o texto ficaria gigantesco, então vamos focar nesse em específico.
Hannah era uma estudante comum, que infelizmente veio a cometer suicídio. Mesmo seus colegas não compreendendo porque ela se matara, ficam curiosos em saber o motivo. Clay, o protagonista da história, acaba recebendo uma caixa com 7 fitas cassete. E nessas fitas contém os treze motivos dela acabar com a própria vida.
Muitos dizem que se emocionaram vendo essa série, alegando ser a Hannah, mas na verdade é um porquê de alguém, mesmo que sem querer. Aquela brincadeirinha infantil de chamar o coleguinha por apelidos idiotas. Quando você deprecia as pessoas pelos gostos ou idéias pessoais dela. Quando você simplesmente observa alguém passar por tudo isso e não faz nada, apenas assiste o espetáculo.
Você já disse para alguém que gosta muito o quanto dele(a) ou que ele é especial? Já conversou com essa pessoa hoje? Já notou a ausência dela? Já tentou mandar uma mensagem para saber se está tudo bem? Acreditou que ela disse que está bem, quando claramente está desmoronando aos poucos? Tente ajudá-la, mostre que ela poderá contar contigo para tudo, porque talvez um dia, ela poderá não receber mais a sua mensagem.
Comentários