top of page

TURISMO SUSTENTÁVEL TORNA-SE REFÚGIO PARA VISITANTES

  • Giselle Borges
  • 7 de mar. de 2019
  • 3 min de leitura

Patrimônio histórico e cultural, Fazenda Ipanema oferece tranquilidade e aventura



A Floresta Nacional de Ipanema, um território rico em biodiversidade e história, localizada no município de Iperó, é constituída por uma área de 5 mil e sessenta e nove hectares, um lugar capaz de tirar qualquer um da zona de conforto, colocando em contato direto com a natureza.


Promovendo atividades para todos os gostos e programas especiais para escolas e grupos de terceira idade, até para quem está em busca de tranquilidade, você pode desfrutar a beleza e a bagagem cultural que a fazenda proporciona. Para aqueles que procuram aventura, uns dos atrativos principais são as trilhas que estão expostas no catálogo de passeio da Floresta Nacional de Ipanema, a Trilha Afonso Sardinha e a Trilha Pedra Santa. Todas elas apresentam uma amostra do que pode ser encontrado em termos de belezas naturais, na serra de Araçoiaba.


Todas as trilhas há o acompanhamento dos guias, que são treinados e preparados para percorrer todo o trajeto, e totalmente equipados. Mas, em casos de qualquer acidente o socorro é imediato, os guias possuem apoio da unidade, com carros, utilizam celulares e rádios para acionarem o resgate. “Todas as trilhas passam por estradas, caso ocorra um acidente no trajeto, temos a facilidade de locomoção pela estrada”, explicou Moisés, guia local há 12 anos. Trilha Afonso Sardinha Esta trilha é considerada leve, porém, com o solo bem sedimentado é indicada para iniciantes. É possível subir a montanha com o seu veículo e de lá começar uma caminhada de 1.500 metros de extensão.

As ruínas dos Fornos de Afonso Sardinha podem ser visitadas através do percurso de caminhada da trilha que recebe o seu nome. Mesmo considerada uma trilha leve, é de extrema importância que os aventureiros estejam bem equipados, com um tênis macio e confortável, roupas leves e de preferência camiseta com manga, por conta dos insetos. Também usar muito repelente e protetor solar, não se esquecer de levar água para manter a sua hidratação. A duração desta trilha é de no máximo duas horas, ida e volta. Trilha Pedra Santa Diferente da anterior, esta trilha é considera semipesada e a indicação dela é direcionada aos aventureiros experientes, com um condicionamento físico adequado. O total do trajeto são 7 km, sendo que, 3 km é de subida pelo paredão.


Através do percurso de caminhada da trilha, podem ser visitados A Gruta do Monge, Cruz de Ferro da Pedra Branca e o o “Monumento à Varnhagem”. Aqui as mesmas orientações, também são válidas. Com uma ressalva na necessidade de levar algum tipo de alimento, para o seu próprio consumo, que não atrapalhe o seu desempenho. A duração em média desta trilha é de 4 horas.

Há também as trilhas pesadas, que são utilizadas por profissionais aventureiros, onde todo o trajeto é percorrido de bike. São trilhas de 15 à 50 km e são as mais procuradas por visitantes mais experientes, que estão a todo momento em busca de um desafio maior. Como foi para José Henrique, professor de Educação Física “Fizemos uma trilha de 20 km, subimos até as torres, paramos em um mirante, onde tivemos uma aula de história, eu adorei a trilha da fazenda Ipanema e recomendo”, finaliza.

Os primeiros guias, foram formados pelos técnicos do IBAMA, com noções em primeiros socorros, sobrevivência na mata, cartografia, história da fazenda, ecoturismo, turismo aventura e um curso básico de ecoturismo para trilhas. Posteriormente, o governo como forma de incentivar a geração de renda independente, encorajou a formação de uma Associação de Guias, que se formou em 2002.


O IBAMA se instalou na Fazenda, em 1992 e a transformou em unidade de conservação. Desde então, a legislação brasileira protege todo o território da floresta, que é refúgio de mais de 250 espécies de aves, dezenas de espécies de plantas nativas, de cerrado e mata atlântica.


Aos interessados a Fazenda Nacional de Ipanema fica aberta para a visitação de terça-feira à domingo, inclusive aos feriados, das 08h às 17h (com entrada até as 16h). A taxa de visitação é de R$9,00, as trilhas também há cobrança de taxa, que podem ser agendadas por meio do telefone (15) 3266-9099, com os próprios guias locais. Os acessos são a saída 99 B da Rodovia Castelo Branco ou o km 112 da Raposo Tavares.







Créditos: ICMBio
























 
 
 

Comentarios


bottom of page