top of page

Alunas da Unip Sorocaba realizam ação em prol da Amizadaria Solidaria

  • Thais Conolly
  • 27 de mai. de 2019
  • 2 min de leitura

O impacto da ideia da Amizadaria Solidaria despertou em várias pessoas que frequentam as redes sociais, a vontade de contribuir ajudando ao próximo.

O projeto Amizadaria Solidaria realiza todos os dias da semana o preparo de marmitas para pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar. Na tarde de segunda feira 20 de maio alunas de Jornalismo da Unip Sorocaba realizaram uma ação como voluntarias por um dia para ajudar o grupo. Foram produzidas cerca de 500 marmitas que foram distribuídas em postos de acolhimento pela cidade.

A ideia surgiu em 2015, quando começou um inverno rigoroso, um grupo de mães no Whatsapp, impulsionadas pela vontade de ajudar decidiu fazer sopa para aquecer os moradores de rua. Revezavam entre si, nas suas casas e saiam entregando pela cidade.

Montaram uma pagina no Facebook, onde divulgavam o projeto com fotos. Logo conseguiram uma cozinha improvisada em uma garagem cedida por uma empresa e recebem doações constantemente para as necessidades da Amizadaria. Não são uma Ong ou instituição em si, mas sim um grupo de pessoas dispostos a ajudar o próximo. A idealizadora do projeto é Fernanda Fernandes que começou com apenas quatro pessoas cozinhando e, aos poucos, formou se uma rede de pessoas. “O objetivo não é só alimentar, mas sim conhecer essas pessoas e suas necessidades buscando ajudá-las da melhor forma possível, na intenção de tirá-las desta condição de risco e de marginalização para que se reestruturem e voltem a ter um lar e serem reinseridas na sociedade de maneira mais digna”.

Atualmente, o trabalho voluntário, sem fins lucrativos e apolíticos, do grupo junto aos carentes, vai desde alimentação, distribuição de roupas e cobertores, abrangendo, entre outras atividades, encaminhamento de pessoas com dependência para tratamento em comunidades terapêuticas e buscando também manter com doações estas comunidades. Além dos que dormem nas ruas ajudam instituições de caridade com crianças, jovens, adultos e idosos carentes.


 
 
 

Comments


bottom of page